Meditação em forma de imagens.
quinta-feira, 17 de maio de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)
Meditar é: - consciência de si mesmo. - observação sem julgamentos. - liberdade de dependências. - a ciência do universo interior. - é o espaço entre você e mente
Além disto, estarei fazendo alguns relatos de experiências que me foram relatadas por meditadores, algumas que vivi, observações que fiz durante meditações que dirigi. Nomes de pessoas ficarão fora dos relatos. Só serão mencionados em circustâncias muito especiais. Algumas participações em grupos de discussão, ou fórums, também serão inseridas, quando isso puder ser de algum proveito para meus leitores.
Meditação pode permitir às pessoas a se identificarem menos com as armadilhas do ego. Não exclui o que muita gente entende por dEUs ou religião. Meditação não faz parte da cultura ocidental. Aqui prefere-se 'crer'. E crença não tem nada a ver com meditação. Existe algo que 'crer' pode proporcionar, que é conforto e um sentimento de pertencer a um certo grupo de pessoas que acreditam no mesmo tipo de coisas ou normas de comportamento. Mas dificilmente crer pode ajudar às pessoas a vivenciarem um estado de ser que os torna divinos, ou deuses. As religiões cristãs, possuem muito pouco interesse de que as pessoas possam entender que são divinas, verdadeiros deuses e deusas adormecidas. Quem se sente ligado ao divino não precisa de padres, pastores, aiatolás e profissionais semelhantes. Religião, da forma que a compreendemos aqui no ocidente, só divide as pessoas em diferentes formas de credos. E tem pouco a ver com o sentimento de religiosidade. É muito mais uma forma de defender certos interesses econômicos, sociais e políticos e de tornar as pessoas escravas de certas estruturas de crença. Meditação não é religião. É religação com o divino. Pode ajudar as pessoas a serem mais amorosas, de fato e não só por que elas tem que cumprir algum mandamento, ou por que existe um déspota de espada de fogo na mão, obrigando-as a serem 'boazinhas'.